terça-feira, 29 de abril de 2008

Da conversão à santificação

Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu.
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.(II Cor. 3 :16-18).


Dentre muitas dúvidas que nós os crentes temos (e nós temos muitas!), existem algumas que decorrem de uma má compreensão do que seja realmente conversão e santificação. Tais questões são mais costumeiras em crentes novos na fé, não obstante crentes velhos na caminhada a possuírem também. Perguntam-se sobre como receber a salvação, se precisam de algo a mais para alcança-la. Se já estão prontos para serem chamados de salvos, dentre outras questões.

Venho aqui não para sanar todas as dúvidas, mas apenas dar alguns delineamentos para uma compreensão saudável da conversão e da santificação.
Partindo para o texto em tela, vemos no versículo 16 que há uma permissão do homem para que Deus possa agir. É através desta permissão, quando eu e você falamos: BASTA!! Não quero mais viver assim. Ou quando em meio às lágrimas, copiosamente chorando, reconhecemos que Jesus deve nos receber. O primeiro passo foi dado quando Deus mandou Jesus na cruz para morrer no meu e no seu lugar.

Não há que se confundir a vontade divina com a vontade humana. Aquela é um ato contínuo de Deus e não está condicionado a qualquer coisa ou fato. Na segunda pode haver parcialidades, condicionamentos, mascarações, pois ela é humana. A salvação é um ato divino que deve ser consentido pelo homem. É por graça e não por obras, como diria Paulo.

Ao querer Jesus incondicionalmente, somos tomados pelo Espírito Santo. O verso 17 diz que o próprio Deus é este Espírito. No mesmo versículo fica claro que aquele que respondeu sim ao chamado de Deus deve conceder liberdade ao Espírito. O Espírito só é Espírito de Deus se obtiver liberdade. Ele opera em nós a partir da conversão, porque Cristo nos aceita como nós somos, e, como Pai zeloso, vai nos tratando mediante o espaço que eu der ao seu agir. O processo em questão é o da santificação.

A conversão e a santificação são etapas tão próximas na vida do Crente que alguns desapercebidos as confundem. Existem aqueles que duvidam de sua conversão por acharem que precisam fazer algo para serem aceitos. De que Deus deveria ter um critério mínimo para aceitar as pessoas. Elas se chocam com a Graça de Deus que nos revela o seu amor que a todos constrange. Entender que um Deus Todo-Poderoso pode me aceitar do jeito que sou é algo revolucionário.A salvação é um dom que Deus não reservou para mais ninguém a não ser para si mesmo.

A santificação é a etapa seguinte. Vê-se no versículo 18 que o véu que cobria os nossos olhos foram tirados e agora, enxergando o que devemos ser e fazer, procuramos com o auxílio do Espírito melhorar. É quando somos do Senhor que Ele vai nos moldando, trabalhando em nós e nos corrigindo. A santificação é algo contínuo e só deve acabar quando formos chamados para a glória.

Fiquemos nas nossas mentes com estas palavras. Que Cristo morreu por nós e que deste ato somos salvos Por Ele pela Graça, pelo que Deus fez por nós. A santificação é a etapa seguinte. Ocorre quando eu e você, cheios do Espírito Santo, deixamos que Ele trabalhe em nós fazendo-nos semelhantes a Ele.
AMÉM!!!!!!!

Em Cristo,

Hugo Júnior.

3 comentários:

Fernanda G. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda G. disse...

Amem msm.
É tão bom agente ver que com o passar do tempo nós vamos amadurecendo e fortalecendo nossa fé. Esses tipos de duvidas realmente já passou na cabeça de muitas pessoas, e só um profundo relacionamento com Cristo faz com que essas coisas sejam esclarecidas.
Q Deus continue abençoando sua vida Hugo, e que esse blog possa ajudar numa mudança de vidas!
=*

Renan Silva disse...

Deus derrame seu amor sobre você!
Sem o amor de Deus não somos nada!

Vende tudo o que você possui!

Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa nos pais iria mudar!
Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !
E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca... Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
" Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade...